O grupo ECODANCE, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Itatiaia (SMEL), conquistou seis premiações durante o festival Sorocaba em Dança, realizado no último fim de semana, no interior de São Paulo. Além dos resultados expressivos, todas as coreografias apresentadas pelo grupo foram classificadas para o Festival Mercosul de Dança, que será realizado na Argentina, em setembro de 2026.
Representando Itatiaia, os bailarinos competiram em diferentes categorias e estilos, conquistando o 1º lugar no Solo Livre Adulto Avançado, com Davi Silva, e no Duo Danças Urbanas Adulto Avançado, com Camila e Gabriel.
O grupo também garantiu o 2º lugar no Solo Jazz Adulto Avançado, com Gabriel; o 2º lugar no Solo Danças Urbanas Adulto Avançado, com José; o 2º lugar no Duo Livre Adulto Avançado, com João e Taiza; e o 3º lugar na categoria Conjunto Contemporâneo Adulto Avançado.
Outro destaque foi a indicação de Davi Silva ao prêmio de Melhor Bailarino do festival, alcançando nota 9,5. Além da vaga para o Festival Mercosul de Dança, os trabalhos apresentados pelo ECODANCE também receberam indicação para o Festival Apiaí em Dança, previsto para 2027.
A coordenadora de dança da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, professora Adriana Leal, destacou que as conquistas refletem o empenho e a dedicação dos alunos. Segundo ela, conquistar premiação em todas as coreografias apresentadas e garantir a classificação para um festival internacional demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pelo grupo e fortalece o nome de Itatiaia no cenário da dança.
A participação em festivais nacionais e internacionais contribui para o aprimoramento técnico e artístico dos bailarinos, amplia a experiência competitiva dos alunos e leva o nome de Itatiaia a importantes eventos da dança no Brasil e no exterior.