
A Polícia Civil identificou, na noite de ontem, dia 18, o dono do cavalo encontrado morto na manhã da última segunda-feira (15) em uma estrada de terra que liga Pinheiral a Piraí. O caso foi inicialmente divulgado pelo Grupo Kbum no início da semana e ganhou repercussão nas redes sociais pela crueldade envolvida.
Segundo a investigação conduzida pela 94ª DP (Piraí), o proprietário do animal é um homem de 42 anos, morador da Estrada Benjamin Constant, que liga Pinheiral ao distrito de Arrozal. Um vizinho dele, de 47 anos, também foi autuado por envolvimento no crime. Ambos vão responder por maus-tratos a animal com resultado morte.
As investigações começaram após denúncias anônimas e revelaram que o cavalo, supostamente doente, teria sido descartado pelos dois homens após morrer na propriedade. No entanto, uma análise feita por uma veterinária de Pinheiral apontou que o animal ainda estava vivo quando foi deixado na estrada e agonizou até a morte, sem receber qualquer tipo de assistência.
Outro ponto que levantou suspeitas foi o fato de o cavalo estar com as patas amarradas, o que contradiz a versão de morte natural dada pelos envolvidos. Imagens obtidas pela polícia também mostram o carro do dono puxando uma carretinha nas proximidades do local onde o animal foi encontrado, na manhã de segunda-feira (15).
O caso foi encaminhado ao Jecrim (Juizado Especial Criminal), já que a pena prevista para o crime é de até um ano e quatro meses de detenção. Apesar de responderem em liberdade, os acusados podem ser proibidos de manter outros animais, devido à gravidade do caso.