
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Cederj 2026.1, que oferece 7.355 vagas em 16 cursos de graduação na modalidade semipresencial. As vagas são distribuídas entre sete instituições públicas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro. O prazo para se inscrever vai até 30 de outubro, e os interessados devem realizar o cadastro exclusivamente pelo site da Fundação Cecierj: www.cecierj.edu.br
. A taxa de inscrição é de R$ 89,90.
Organizado pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o vestibular integra o sistema do Consórcio Cederj, que reúne universidades estaduais e federais do Rio.
Novos cursos e ampliação de vagas
A edição 2026.1 traz duas novidades: o curso de Tecnologia em Segurança Pública, ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), voltado a profissionais da área de segurança pública, incluindo integrantes do programa Segurança Presente, policiais civis e militares, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros e membros das Forças Armadas; e o curso de Biblioteconomia, que será oferecido em dez polos regionais por meio de uma parceria entre a UFF e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Além disso, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) amplia a oferta de vagas para os cursos de Ciências Contábeis, nos polos da Rocinha e de Petrópolis, e Química, também no polo de Petrópolis.
Apoio aos estudantes
Os candidatos aprovados no vestibular terão acesso a recursos que visam garantir a permanência no ensino superior. Entre os benefícios está a oferta de chip de telefonia móvel com acesso à internet 3G/4G, ligações e SMS ilimitados, além de aplicativo de apoio compatível com Android e iOS.
Os alunos também recebem material didático gratuito, em versão impressa e digital, além de contar com o suporte de tutores presenciais e a distância. As atividades são realizadas em 43 polos regionais e por meio de um ambiente virtual de aprendizagem.
Atualmente, o Consórcio Cederj possui mais de 40 mil estudantes matriculados em cursos de graduação a distância.
Ensino público e gratuito
O vestibular contempla vagas nas seguintes instituições públicas:
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)
Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio)
Em nota, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, destacou a importância do programa.
“Estamos ampliando oportunidades, levando ensino público e gratuito para todas as regiões do estado, com apoio tecnológico e pedagógico que garante qualidade e permanência. É mais do que acesso à universidade: é a chance real de transformar vidas por meio da educação.”