
Barra Mansa – A cidade registrou três homicídios em menos de 24 horas, aumentando a preocupação da população com a escalada da violência. Dois homens foram mortos no bairro Nove de Abril, no domingo (21), e outro corpo foi encontrado no bairro São Domingos, nesta segunda-feira (22). As ocorrências estão sob investigação da 90ª DP.
O comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, coronel Moisés Sardemberg, classificou o momento como de instabilidade provocada por guerra de facções, ressaltando que não se trata de um episódio inédito na região. Ele afirmou que já determinou reforço no policiamento e a alteração no regime de descanso da tropa. Segundo Sardemberg, os policiais vão abrir mão das folgas para intensificar as ações e oferecer maior qualidade na segurança à população.
O oficial também fez um alerta à comunidade para que tenha cautela na disseminação de informações em redes sociais. De acordo com ele, boatos podem alimentar uma sensação de insegurança maior do que a realidade. Sardemberg reforçou ainda que o canal de comunicação do batalhão está aberto para esclarecer dúvidas e informar as medidas em andamento.
Além da atuação emergencial, a Polícia Militar determinou a ocupação do perímetro do conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida, no bairro Paraíso de Cima, apontado como local utilizado por facções do tráfico de drogas como trincheira para a defesa de seus líderes.
O governador Cláudio Castro determinou ao comando da 5ª CPA, sob responsabilidade do coronel PM Ronaldo Martins, o aumento do efetivo e o direcionamento de forças adicionais para Barra Mansa, como forma de conter o avanço da criminalidade.
Sardemberg informou que já se reuniu com o prefeito Luiz Furlani e com o secretário municipal de Ordem Pública, major Abreu, além de contar com apoio direto do coronel Ronaldo Martins. Viaturas de outros batalhões da região já foram deslocadas para reforçar o policiamento. O comandante destacou ainda o suporte do secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, para ampliar a presença da corporação nas ruas.
Na próxima quinta-feira, o subsecretário do Gabinete do Governador , Rodrigo Drable, se reunirá com o secretário de Polícia Militar e comandante-geral da corporação, coronel Menezes, para alinhar estratégias específicas de segurança para Barra Mansa. O encontro deverá definir novas ações de enfrentamento às facções e medidas para aumentar a sensação de segurança da população.