A Nissan deu início à segunda fase do “Projeto de Formação Profissional para Manutenção de Veículos Eletrificados”, iniciativa que tem Resende como referência nacional ao sediar o primeiro curso gratuito do país voltado para a capacitação de jovens e adultos nessa área. Desenvolvido em parceria com a Firjan SENAI Resende, o programa prevê um investimento de R$ 3,3 milhões até 2030.
Após capacitar 35 agentes públicos para atuar em emergências envolvendo veículos eletrificados — que demandam protocolos distintos dos automóveis a combustão — o projeto iniciou as aulas das primeiras turmas de jovens e adultos de Resende e Quatis, cidades próximas ao Complexo Industrial da Nissan.
Segundo Ana Genaro, gerente de Sustentabilidade da Nissan do Brasil, uma nova turma será aberta em fevereiro de 2026, agora para estudantes de Barra Mansa. “O objetivo é formar 300 jovens e adultos das três cidades do Sul Fluminense, além de qualificar 150 agentes públicos”, explicou.
O curso, com 360 horas de duração, é ministrado pela Firjan SENAI Resende, por instrutores treinados diretamente pela equipe da Nissan no Centro de Treinamento de Jundiaí (SP), onde a montadora capacita profissionais de sua rede de concessionárias.
Na fase inicial do projeto, a Nissan instalou na Firjan SENAI Resende um laboratório equipado com duas unidades do veículo 100% elétrico Nissan LEAF. O espaço oferece a estrutura necessária para as aulas teóricas e práticas, e o curso é reconhecido pelo MEC.
A iniciativa já recebeu reconhecimento nacional. Em maio deste ano, ficou entre os destaques do Prêmio AB Diversidade e ESG, promovido pela Automotive Business, que valoriza as melhores práticas do setor automotivo nessas áreas.
Guiada pelo plano global Ambition 2030, a Nissan reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, inclusão social e formação profissional nas comunidades onde atua. Ao investir em um projeto inédito de capacitação gratuita no país, a montadora busca ampliar a empregabilidade no Sul Fluminense e fortalecer o desenvolvimento econômico regional.
O “Projeto de Manutenção de Veículos Eletrificados” também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os que tratam de Educação de Qualidade (ODS 4) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8).