A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, formalizou na manhã desta terça-feira, dia 25, o contrato para implantação de um programa de capacitação da rede básica de saúde voltado ao neurodesenvolvimento infantil. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito Luiz Furlani e contou com a presença da vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves; do secretário de Saúde, Sérgio Gomes; das médicas especialistas Clarisse Fortes e Cristiane Pacheco; da neuropsicóloga Marcele Campos; e de equipes técnicas da Pasta.
O prefeito Furlani destacou que o fortalecimento do primeiro atendimento é decisivo para o desenvolvimento das ações de cuidado. “O primeiro atendimento é o mais importante. Não adianta ter acesso ao especialista se o restante da rede não estiver capacitado. Queremos um atendimento direcionado e com acolhimento de ponta a ponta, em toda a rede pública do município. Estou muito feliz com o lançamento desse trabalho, que é uma luta diária nossa: oferecer um atendimento correto e acolhedor às famílias”, destacou Furlani.
A vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves, ressaltou a importância do projeto para as famílias. “O diagnóstico assertivo e o atendimento direcionado vão trazer mais conforto e acolhimento, com tratamento focado na neurodivergência de cada paciente. Isso representa avanço, segurança e cuidado humanizado”, declarou.
Representando a equipe responsável pela execução técnica do programa, a neuropediatra Clarisse Fortes explicou os objetivos e o formato da capacitação. “O projeto será voltado para as questões da neurodiversidade e terá duração inicial de cinco meses, com possibilidade de desdobramentos. Nosso foco é capacitar a atenção básica para que o acolhimento, o diagnóstico e o atendimento dos desafios relacionados às pessoas dentro da neurodiversidade aconteçam de forma mais efetiva já na porta de entrada”, disse.
Ela também reforçou o alinhamento com os princípios do SUS. “Trabalhar na ponta é uma prerrogativa do SUS. O objetivo é que o atendimento cotidiano seja efetivo e bem conduzido pelas equipes da atenção básica, sem impedir o acesso aos especialistas, mas garantindo suporte qualificado no dia a dia. Barra Mansa está se colocando em uma posição de vanguarda muito responsável”, completou Clarisse.
O secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, agradeceu a dedicação dos profissionais envolvidos e destacou o impacto esperado. “Temos a expectativa de qualificar e organizar toda a rede, oferecendo melhor atendimento, melhor acolhimento e mais qualidade de vida para as mães e famílias. Com esse trabalho, queremos ser referência no município e fortalecer um modelo que realmente transforme o cuidado”, afirmou.
A capacitação será conduzida pelas profissionais Clarisse Fortes (neuropediatra), Marcele Campos (neuropsicóloga) e Cristiane Pacheco (pediatra do desenvolvimento), com previsão de envolver equipes multiprofissionais e, posteriormente, ações integradas com outros setores e com as famílias.