Nesta sexta-feira, 28 de novembro, dia oficial da Black Friday, o Procon de Barra Mansa reforça as orientações aos consumidores para garantir compras mais seguras e evitar golpes que se intensificam durante o período. O órgão alerta que tanto no comércio físico quanto no online é preciso redobrar a atenção diante de ofertas muito vantajosas.
O coordenador do Procon, Felipe Goulart, destaca que a principal ferramenta de proteção do consumidor é a desconfiança.
“Não existe almoço de graça. Um produto que custa R$ 9 mil não vai aparecer por R$ 2 mil. Promoções extremamente vantajosas, na maioria das vezes, são golpes. Se houver qualquer dúvida sobre um site, uma oferta ou anúncio, procure o Procon. Nós fazemos essa conferência para o consumidor e ajudamos a evitar perdas”, afirmou.
Felipe reforça que o órgão também deve ser procurado caso o consumidor já tenha sido vítima de fraude.
“Se você já foi vítima, procure o Procon imediatamente para que possamos tentar mediar e buscar uma solução. Quanto mais rápido o atendimento, maiores as chances de resolução do problema”, destacou.
Para quem vai às lojas físicas, o coordenador orienta atenção às regras de troca e devolução. Ele ressalta que qualquer condição diferente da prevista em lei deve ser formalizada.
“Se a loja oferecer uma regra diferente, peça para escrever no verso da nota fiscal e exigir a assinatura do gerente. Isso garante que o que foi prometido será cumprido”, explicou.
O Procon também orienta que o consumidor exija nota fiscal e evite produtos com embalagem amassada ou danificada, que podem indicar risco, procedência duvidosa ou impossibilidade de troca. Felipe lembra que o órgão está à disposição durante toda a Black Friday — e ao longo do ano — para atender dúvidas, denúncias e suspeitas.
“O Procon de Barra Mansa está aqui para proteger o consumidor. Qualquer dúvida ou situação atípica, nos procure. É sempre melhor prevenir do que remediar”, finalizou.
O Procon de Barra Mansa funciona no pátio da Prefeitura, no Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.