A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), segue avançando na construção de uma cidade mais acessível e inclusiva. O atendimento do setor de Finanças, localizado no saguão do prédio da Prefeitura, passou a contar com suporte em Libras por meio da Central de Intérpretes, garantindo mais autonomia, respeito e dignidade às pessoas surdas e com deficiência auditiva.
O atendimento em Libras pode ser acessado de duas formas: presencialmente, mediante agendamento com as intérpretes, ou de forma online, por meio de um número de WhatsApp da Central de Intérpretes, (24) 999208867, onde o cidadão surdo é atendido prontamente através de chamada de vídeo, facilitando o acesso aos serviços públicos sem barreiras de comunicação.
O subsecretário da SMPD, Lucas Alves, ressaltou a importância da Central de Intérpretes de Libras como ferramenta fundamental de inclusão.
* Nosso compromisso é fazer com que cada cidadão, independentemente de suas condições, tenha acesso pleno aos serviços públicos. A Central de Intérpretes de Libras tem um propósito muito claro, que é dar acesso e garantir que as pessoas surdas estejam próximas do serviço público. Nossa central vem crescendo, com a ampliação do atendimento presencial e também do atendimento online. Se você é uma pessoa surda e precisa acessar algum da Prefeitura, pode entrar em contato com a nossa central de intérpretes, que nossa equipe vai te atender prontamente por meio de uma chamada de vídeo – explicou.
O gerente do setor de Finanças, Juliano Alves, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a inclusão e a igualdade de direitos.
- Esse serviço permite que cidadãos surdos tenham comunicação direta durante atendimentos relacionados a tributos, taxas, informações financeiras e demais demandas do setor, garantindo mais clareza e independência no acesso aos serviços. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Barra Mansa com políticas públicas voltadas à acessibilidade, inclusão social e fortalecimento da cidadania, garantindo que os serviços municipais sejam, cada vez mais, para todos – afirmou.