
O Governo do Estado do Rio de Janeiro prepara uma das maiores ações de promoção internacional já realizadas pelo setor de turismo fluminense. Durante a Feira Internacional de Turismo (FIT), que acontece entre os dias 27 e 30 de setembro, em Buenos Aires, o projeto “Meu Destino é Rio de Janeiro” levará uma megaprodução ao evento, reunindo atrações icônicas, experiências sensoriais e rodada de negócios.
Promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, a iniciativa ocupará um espaço de mais de 300 metros quadrados no Pavilhão La Rural, um dos mais movimentados da feira. O estande fluminense contará com uma réplica da Roda-Gigante Yup Star Rio, oferecendo uma vista privilegiada do local, além de ambientações dos principais pontos turísticos do estado, como o Cristo Redentor, Bondinho do Pão de Açúcar, Trem do Corcovado e até uma reprodução da Praia de Copacabana, com direito a um quiosque da Orla Rio, no coração da capital argentina.
O governador Cláudio Castro destacou a importância da ação como uma estratégia integrada para promover o Rio de Janeiro como destino turístico de referência na América Latina.
“Pela primeira vez, o Rio assume o protagonismo absoluto na FIT, mostrando sua diversidade, inovação e capacidade de receber bem o turista. É uma ação pensada para gerar impacto no público final, atrair negócios e fortalecer o relacionamento com a imprensa”, afirmou.
Além da promoção ao público visitante, o estande carioca será voltado para relacionamento comercial e geração de oportunidades, com rodadas de negócios, talk shows, encontros estratégicos e um jantar exclusivo para 100 profissionais do trade latino-americano. Esta será também a maior participação de coexpositores do Rio em um evento internacional, com a presença de diversos municípios do interior e representantes do setor turístico.
A expectativa é impactar 140 mil visitantes da feira e gerar mais de 5 milhões de visualizações digitais, consolidando a imagem do Rio de Janeiro como destino líder no continente. Somente em 2025, até agosto, o estado já recebeu mais de 500 mil turistas argentinos, e a projeção é fechar o ano com cerca de 850 mil visitantes, quase o dobro do registrado em 2024 — um recorde histórico.
O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltou o ineditismo e a dimensão do projeto:
“Estamos levando para Buenos Aires a maior ativação internacional já realizada pelo turismo do Estado. A ação reúne municípios, trade e destinos, com foco em negócios, promoção e relacionamento. Nossa meta é ultrapassar a marca inédita de 2 milhões de turistas estrangeiros até dezembro”, afirmou.
A ação na FIT Argentina é uma realização da Setur-RJ e TurisRio, em parceria com ABIH-RJ, AquaRio, Bondinho do Pão de Açúcar, Orla Rio, RIOgaleão, ROXY Dinner Show, Terra dos Dinos, Trem do Corcovado e a Roda-Gigante Yup Star Rio.