
A sede da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) está passando por uma ampla reforma de modernização. A obra, anunciada pela prefeitura nesta semana, tem como objetivo oferecer melhores condições de trabalho aos agentes e ampliar a qualidade do serviço prestado à população.
O projeto foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda (IPPU-VR) e prevê mudanças estruturais e visuais. Entre elas, estão uma recepção mais atrativa, o cercamento de todo o espaço com grades e a instalação de uma guarita central para reforçar o controle de entrada e saída de viaturas. A nova identidade visual também ganhará destaque, com o brasão da GM exposto de frente para a Avenida Alexandre Polastri Filho.
Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Henrique, a reforma é parte de um planejamento mais amplo para a segurança pública do município.
— O novo quartel vai facilitar a logística das operações e terá papel fundamental no combate ao crime em âmbito regional, além de aumentar a sensação de segurança da população. Hoje, a Guarda Municipal é protagonista em várias ações, e esses investimentos estruturam a segurança da cidade para o futuro, valorizando também o maior ativo da prefeitura, que são os servidores — afirmou.
Frota e capacitação
Desde 2021, a administração municipal vem promovendo uma série de investimentos na GMVR. A frota foi renovada com 20 veículos (13 carros e sete motocicletas), o que ampliou a capacidade de resposta da corporação. Além disso, a prefeitura adquiriu novos uniformes, equipamentos de proteção e tecnologias, como armamentos não letais.
Outro foco é a capacitação contínua dos guardas municipais. Os agentes participam de treinamentos específicos que os habilitam a atuar armados, conforme a legislação vigente. O objetivo é garantir abordagens seguras, eficazes e respeitosas aos direitos humanos.
Prioridade para a segurança
O prefeito Antonio Francisco Neto destacou que as ações fazem parte de um projeto de longo prazo para fortalecer a segurança em Volta Redonda.
— A reforma do quartel, a aquisição de veículos, o investimento em equipamentos modernos e a capacitação contínua dos nossos agentes são exemplos claros de que estamos avançando na construção de uma cidade cada vez mais segura e com uma Guarda Municipal mais equipada e valorizada — disse o prefeito.