
Uma idosa de 79 anos, que estava desorientada, recebeu auxílio da Patrulha de Proteção ao Idoso, da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), nesta quinta-feira (25). O caso foi registrado no bairro São João Batista, depois que um comerciante acionou a Central de Atendimento Único (CAU), pelo número 156, relatando a situação.
A mulher foi acolhida no estabelecimento até a chegada dos guardas municipais. Durante a abordagem, os agentes localizaram na bolsa da idosa um recibo de pagamento de aluguel, que ajudou a identificar sua residência, no bairro Voldac. No imóvel, o proprietário forneceu o contato do filho da idosa, que foi comunicado sobre o ocorrido. Ela foi entregue em segurança à família. Segundo o parente, a mãe foi diagnosticada com Alzheimer.
O subsecretário municipal de Ordem Pública, Amauri Pego, ressaltou a importância do trabalho da Patrulha do Idoso.
— Esse caso serve de exemplo para que possamos estar cada vez mais vigilantes e atentos aos nossos familiares, vizinhos e amigos. Graças à atitude do comerciante e à atuação da Patrulha, conseguimos garantir que essa senhora retornasse ao convívio familiar com segurança. Como o nosso secretário Coronel Henrique sempre destaca: “não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade” — afirmou.
A Patrulha de Proteção ao Idoso atua diariamente em Volta Redonda para garantir o bem-estar da população idosa, prestando apoio em casos de risco ou desorientação, prevenindo conflitos e combatendo situações de violência.
Como pedir ajuda
Casos de violação de direitos ou violência contra idosos podem ser denunciados pelos números 197 (Nuai – Polícia Civil), 153 (Guarda Municipal), Disque 100 (Ministério dos Direitos Humanos) ou 190 (Polícia Militar). Também é possível buscar atendimento na 93ª DP de Volta Redonda ou junto à Secretaria Municipal de Assistência Social.