As assessoras técnicas da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda representaram o município na formatura do projeto Capacit Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher, realizada nesta semana. A cerimônia aconteceu no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do governador Cláudio Castro; da primeira-dama Analine Castro; da secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar; da deputada estadual Celia Jordão e outras convidadas.
O curso foi extensivo aos 91 municípios do estado, sendo que Volta Redonda foi representada pela equipe do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), Casa Abrigo Deiva Ramphini Rebello, assessoras de Políticas para Mulheres, Direitos Humanos, integrantes da SMDH.
A assessora do Ceam, a advogada Patrícia Nobre Vieitas, comentou o alcance da formação para toda a equipe da SMDH: “O Capacit Mulher 2025 foi um curso realizado a partir do olhar da Secretaria de Estado da Mulher para políticas públicas, em benefício das mulheres, visando o atendimento humanizado e respeitoso com às mulheres, em especial às vítimas de violência. Dar essa oportunidade de as técnicas e funcionárias de equipamentos especializados em mulheres fazerem uma capacitação nesse nível é garantir o bom atendimento e avanço nas políticas”, ressaltou.
O Capacit Mulher 2025 teve uma carga de 288 horas híbridas (presencial e online), com o objetivo de capacitar as agentes públicas no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. E para 2026, são ofertadas 450 vagas para as agentes públicas.
“Não foi apenas um curso, mas um passo importante de transformação profissional e pessoal. Pois para além da qualificação, me trouxe mais instrumentos para o enfrentamento da violência doméstica, de gênero e familiar, com o aprimoramento e fortalecimento das políticas públicas através dessa excepcional capacitação”, disse Janete Amâncio, assessora da SMDH.
A assessora de Promoção de Políticas para Mulheres, Kátia Teobaldo, citou os benefícios do aprendizado no trabalho com mulheres em situação de violência: “Participar de um curso dessa natureza não é apenas adquirir conteúdo, é conectar-se com outras mulheres, trocar experiência, criar vínculos. O anúncio do curso enfatiza ‘trocas de experiência e fortalecimento de rede’. Como gestora pública, esse aspecto comunitário e colaborativo tem grande relevância. Quando mulheres são capacitadas não há impacto individual somente na família, a comunidade e o serviço social também sofrem transformações”, frisou.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda, Glória Amorim, agradeceu a oportunidade da formação qualificada. “Eu quero parabenizar a secretária do Estado, Heloisa Aguiar, e toda a sua equipe, pelo excelente trabalho que vêm desenvolvendo no estado. O curso foi extremamente importante para o desenvolvimento dos projetos e atendimentos nos municípios”, afirmou.