A Prefeitura de Barra Mansa iniciou neste sábado, 29 de novembro - Dia Estadual da Prevenção a Desastres, o primeiro ciclo de testes das sirenes de alerta da Defesa Civil instaladas no município. A ação começou pelo bairro Vila Natal, área considerada de risco geológico devido à possibilidade de deslizamentos de terra durante o período chuvoso.
O trabalho conta com a parceria das secretarias de Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal, e de Assistência Social e Direitos Humanos, que estão unidas na missão de orientar, preparar e conscientizar os moradores sobre os procedimentos de segurança.
O simulado tem como objetivo identificar quais medidas devem ser adotadas em situações de risco, incluindo a evacuação de imóveis, o direcionamento aos pontos de apoio e o entendimento dos novos protocolos de acionamento das sirenes. Além disso, a iniciativa busca fortalecer a cultura de prevenção entre as famílias que vivem em áreas sensíveis a eventos climáticos.
O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor Ramos, destacou que o trabalho será ampliado para toda a cidade ao longo dos próximos dias.
“Já percorremos a comunidade orientando os moradores e entregando panfletos com a rota de fuga, caso haja necessidade de deslocamento no período chuvoso. A instalação de placas de orientação e a panfletagem estão garantindo que todos estejam informados e preparados. Nos próximos dias, iremos aos outros nove bairros realizar as mesmas ações”, explicou.
Atualmente, Barra Mansa possui dez sirenes instaladas nos bairros Vista Alegre, Vila Nova, Vila Coringa, Cotiara, Monte Cristo, Nova Esperança, Boa Sorte, Boa Vista, Metalúrgico e Vila Natal. Esses equipamentos integram o sistema de alerta que reforça a segurança da população em caso de ocorrências relacionadas às chuvas.
Em situações de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelos números 199 ou (24) 98121-3437.