Barra Mansa registrou 124,8 milímetros de chuva nas últimas 48 horas, volume superior à média prevista para um mês inteiro. As equipes da Prefeitura, especialmente a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), seguem em estado de alerta, monitorando todas as regiões do município para mitigar os impactos das fortes chuvas e garantir a segurança da população.
Na manhã deste domingo (25), por volta das 6h, ocorreu o transbordamento do Rio Bananal, que atingiu a Rua 10, no bairro Colônia, após o rio alcançar a cota de transbordo de 6,70 metros. O aumento do nível foi provocado por uma tromba d’água registrada na noite de sábado (24) na cidade de Bananal (SP), que causou alagamentos no município paulista e refletiu diretamente no volume de água que chegou a Barra Mansa. A população ribeirinha já havia sido alertada previamente pelas autoridades municipais sobre a possibilidade de transbordamento.
Situação do Rio Barra Mansa
Na tarde de sábado (24), o Rio Barra Mansa atingiu e ultrapassou a cota de transbordo. Segundo o Alerta de Cheias do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o limite de transbordamento do rio é de 2 metros, mas por volta das 15h o nível da água chegou a 2,43 metros, superando o patamar de segurança. No município, a cota de transbordo é considerada a partir de 2,20 metros, podendo variar de acordo com a velocidade da água.
Com a elevação do nível do rio, a Defesa Civil acionou medidas preventivas, como o disparo de sirenes nos bairros Nova Esperança e Boa Sorte, áreas classificadas como de risco para inundação. Devido a um problema técnico na sirene do bairro Nova Esperança, foi utilizado o Defesa Civil Alerta, sistema que envia notificações diretamente para celulares conectados às redes 4G ou 5G, alcançando moradores de todo o polígono do Rio Barra Mansa e das áreas próximas ao curso do rio.
O transbordamento foi confirmado por meio da régua de monitoramento instalada na região da Fazenda BM. Um balanço divulgado no sábado apontou que duas residências foram interditadas após deslizamentos de terra nos bairros Roselândia e Vila Independência, deixando nove pessoas desalojadas, acolhidas por parentes, sem necessidade de utilização de abrigos temporários.
Os bairros historicamente mais afetados por transbordamentos do Rio Barra Mansa são São Luiz, Boa Sorte, Nova Esperança, Piteiras, Jardim Marajoara e Santa Clara. Como medida preventiva, estão disponíveis como pontos de apoio o Colégio Municipal Clécio Penedo, no bairro Nova Esperança, e a Escola Municipal Humberto Quinto Chiesse, no bairro Boa Sorte. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (24) 98121-3427. O Corpo de Bombeiros atende pelo número 193.